quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ESTRUTURA DE RELATÓRIO

ESTRUTURA DE UM RELATÓRIO

1 – CAPA - onde deve constar:
O nome da escola;
O título: (por exemplo – “Relatório do Trabalho de Projecto”
Identificação pessoal
Identificação do professor
Data
Nota: à capa deve ser atribuído o número 1, embora não ficando visível.
2 – ÍNDICE (SUMÁRIO)
É atribuído o número 2 tem por função apresentar a estrutura do Relatório e a sua localização através do registo da página. Pode apresentar, por exemplo, a seguinte forma:
            1. Introdução ………………………………………… 3
            2. A Área de Projecto ………………………………... 5
            3.
            4.
            5. Bibliografia/Webgrafia …………………………......15
            6. Anexos ……………………………………………17
3 – TEXTO
Deve incluir uma Introdução onde conste a razão de ser do Relatório e os seus objectivos. No texto propriamente dito deve ser indicado o objectivo do relatório, descrever o trabalho realizado, as metodologias empregues, os resultados obtidos, as dificuldades encontradas e as questões que o trabalho suscitou.
Deve para além de descrever as actividades desenvolvidas mencionar: a reflexão sobre as dificuldades sentidas, a forma como as ultrapassaram, o modo como interagiram com os colegas e com outras pessoas com quem colaboraram de forma a reflectir autocriticamente uma experiência pessoal. Deve ainda incluir uma conclusão com comentários finais, observações, críticas e um balanço genérico da actividade ou do trabalho objecto do Relatório.
O texto deve ser redigido para que os aspectos éticos possam respeitar:
Citações únicas de documentos efectivamente consultados;
Citações de fontes a que recorreram, registando todos os dados que permitam a sua identificação;
Critérios rigorosos no registo dos dados e nos contactos que mantiveram;
Autenticidade na descrição das suas experiências e na análise crítica que produzam.
4 – ANEXOS – podem/devem integrar:
Documentos, gráficos, legislação, imagens, etc.
Numeração respectiva de forma sequencial
A paginação deve continuar a do texto principal
Bibliografia correspondente

REDACÇÃO E APRESENTAÇÃO GRÁFICA

1 – REDACÇÃO – deve constar:
As ideias apresentadas de forma estruturada, com clareza e rigor
As frases e os parágrafos não devem ser extensos
As expressões devem ser correctas e claras. Devem ser feitas várias revisões para evitar erros ou frases mal construídas
A primeira pessoa do singular ou a primeira do plural, consoante a opção.

2 – APRESENTAÇÃO GRÁFICA – deve ser utilizada:
Tipo de letra: Times New Roman ou Arial Narrow
Tamanho: os textos devem ter o tamanho 12; as notas de rodapé devem ser escritas em tamanho 8;
Os títulos devem ser escritos a bold (negrito) hierarquizados, ou seja, usando tamanhos diferentes (mas sempre com ordem decrescente) para os títulos e os subtítulos
Espaçamento entre linhas 1,5
Tipo de papel: A4 branco.

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